domingo, 14 de dezembro de 2008

INÉDITO – 5) OS HERDEIROS DO FILHO DO HOMEM

Neste tomo é apresentada a história de Pedro, Paulo, Tiago e João.
Fica-se sabendo o que de fato fizeram e o que aconteceu com eles após o desaparecimento de Jesus. Tem-se uma idéia quase precisa do que Paulo, e que nunca foi de Tarso, efetivamente fez e escreveu.
Toma-se conhecimento de como boa parte dos escritos e das palavras de Jesus, o grande Mestre, foram parar na boca e nas cartas de Tiago, Paulo e João, o pretenso evangelista, o qual nada escreveu porque fora morto antes em 63 d.C., na cidade de Jerusalém.
Menos mal que boa parte dos escritos e dos ensinos de Jesus passaram para cartas de terceiros, pois tais passagens poderiam ter sido simplesmente destruídas. Os próprios manipuladores de evangelhos do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto séculos d.C. reconheceram que tais escritos não podiam ser postos no lixo, e optaram por salvá-los, de algum modo, transferindo-os à boca de terceiros. Eles precisavam salvaguardar os interesses mundanos de sua igreja em formação, e os escritos originários de Jesus eram totalmente contrários a tais interesses.
Por exemplo, a Primeira Carta de João aos Condiscípulos (ou "A Primeira Epístola Evangélica de João") em verdade é apenas constituída de discursos e de ensinos de Jesus que os escribas cristãos expurgaram do Quarto Evangelho. Este Evangelho é tardio, só veio a aparecer em 180 d.C., e sempre atribuído a João, o Evangelista, mas em verdade não foi escrito por ele. Foi enjambrado depois, com dizeres autênticos mas distorcidos de Jesus, além de conter outras passagens simplesmente inventadas.
Primordialmente, os escritos originários de Jesus ou as palavras do Mestre da Galiléia acabaram formando alguns Evangelhos antigos (tipo protoevangelho aos Hebreus, ou aos Ebionitas) e outros anônimos mais, antes de 68 d.C.
Depois do ano 70 d.C., parte disso, totalmente adaptado e manipulado por terceiros, mal intencionados, acabou constituindo o núcleo dos Quatro Evangelhos canônicos, atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João, os quais também não escreveram nada, porquanto se duvida muito da real existência histórica deles, principalmente a de Mateus, Marcos e Lucas.
Com o passar do tempo, muitos acréscimos esdrúxulos de terceiros ou de editores desonestos e escribas safados foram acrescentados a esse núcleo ou centro evangélico original de Jesus. O resto autêntico destes evangelhos antigos, dizeres e escritos de Jesus acabaram sendo transferidos pelos desonestos editores e redatores antigos às cartas de Paulo, Tiago e João. E isso foi acontecendo durante quase 500 anos.
As pretensas cartas Evangélicas de Pedro, Judas e a Carta aos Hebreus são obras totalmente forjadas ou apócrifas, e foram escritas por editores e escribas cristãos após os anos 100 ou 200 d.C.
Os Herdeiros do Filho do Homem mostra também a gigantesca luta que houve entre o cristianismo helenista, ou universalista, de Paulo, e o judaísmo cristianismo de Tiago, Pedro e João, irmãos de Jesus. Quem melhor entendeu Jesus em seu tempo foram certos helenistas e gregos que se juntaram a ele, e não seus irmãos e demais judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário