terça-feira, 13 de janeiro de 2009

MAGIA E ESPIRITUALIDADE – 04) SIMILITUDES ALQUÍMICAS, RETIRADAS DO LIVRO INÉDITO “PRISÃO DO TEMPO

Para que o homem retorne à condição Incondicionada de o “Não-Nascido”, o “Não-Feito”, o “Não-Composto”, “O que não-vem-a-ser no tempo”, o Imortal, os Grandes Mestres sempre sugerem que ele recorra à Reta Sabedoria.
Ou senão, que tal homem faça uma higiene e simplificação mental, e que pratique as boas meditação, devoção do misticismo perfeito.
Esse autêntico Misticismo – e não mera mistificação religiosa – implica uma ascese que faz parte do Yoga, do Budismo, Zenbudismo, do Taoísmo, do Sufismo, do Cristianismo autêntico, (ou dos ensinos de Jesus) etc.
================
Amigo, convém saber que a Reta Sabedoria nunca fez parte da ciência moderna, mas sim só de certas correntes filosóficas, como a Vedanta Advaitista, o Yoga, e até mesmo a Samkhya indianas. E também faz parte de uma Madhyamika e Vijñanavada ou sabedorias budistas e lamaístas, como faz inclusive parte do Taoísmo filosófico, do Zen epistemológico (“mondos” e “koans”), e também da Cabala órfica ou fonética (e não a Cabala numérica dos judeus).
Tal Saber faz parte do Tantra pré-hindu, do Gnosticismo antigo, do Neoplatonismo e, principalmente, da “ARS REGIA”. Em termos de ciência, quem sabe faça parte também do que há de melhor na Física Quântica Ondulatória e da Física Escalar.
=================
A ARS REGIA ou Arte Real ou Alquimia Verdadeira, desde tempos imemoriais vinha e vem sendo praticada por certos povos. E no Ocidente, principalmente na Idade Média, os “Templários”, os Rosacruzes autênticos também conheceram a Alquimia.
Já nessa época ela começou a ser foi desvirtuada pela ganância e pelos aventureiros mau caráter. Por outro lado, não é verdade que a boa Alquimia tenha originado a química moderna quantitativa, manipuladora e desvirtuadora do Real.
Lamentável é dizê-lo, mas a ciência moderna só exalta a intelecção, a pretensa impecabilidade quantitativa da lógica-razão, ignorando, porém, que essa a todo momento engana o homem.
=================
Sim, pois a lógica-razão, não conseguindo Vivenciar o Não-Nascido, o Não-Feito, o Não-Composto, o que-não-vem-a-ser, em suma o REAL, primeiro simplesmente esconde o Real. Em segundo lugar, apelando para a Lei da Geração Condicionada e para a Lei da Interdependência (em tópicos anteriores já vimos o que é isso), a lógica-razão, no lugar do REAL, coloca uma faz-de-conta que se bifurca e vira falso ente pensante ou ego-urgo e falsa coisa ou mundo pensado.
A partir daqui, a lógica-razão reconstrói todas as suas fantasmagorias, ou refaz o pretenso nascido, aquilo que parece ser feito ou forjado, o dado composto, o que vem-a-ser. Em suma, superpõe todas essas fantasmagorias ao REAL ou a uma Autonatureza subjacente
Em terceiro lugar, a lógica-razão, transformada em discurso fútil e em ladra de ações (ou em ato intencional) tenta fundamentar todas as suas intromissões e trapaças por meio da dialética
================.
Sim, amigo, por meio da reflexão correta, da concentração mental, da respiração perfeita, da contemplação serena e da meditação profunda, a ascese mística leva seu praticante a superar a falsa impressão-e-convicção de alma personificada e de corpo material só e sempre objetivado, propiciando a que o bom Entendimento do Buscador mergulhe numa condição verdadeira e absolutamente Real que os Mestres chamam Nirvana, Reino de Deus, Nirvikalpasamadhi, Tao etc.
A boa ascese mística e o criticismo filosófico são chamados o caminho seco, o caminho da mão direita. Neste caminho da mão direita se incluiriam os feitos ou as sagas dos heróis verdadeiros (ou seja, as ações puras dos “Viryas” ou heróis).
O Tantrismo, adotado tanto pelo Hinduísmo como pelo Taoísmo e Budismo, é chamado o caminho da mão esquerda. Aqui o despertar do “Não-Nascido”, do Não-Feito (ou do autêntico Ser subjetivo ou do Real) se dá por meio de uma prática sexual diferente, chamada Maithuna.
Na iniciação tântrica, indivíduos especiais (“Ele” e “Ela” Primevos) praticam: o coito mágico, sem que se dê a liberação do sêmen por parte do Homem. Embora em ereção, “Ele” permanece passivo e em profunda concentração meditativa. A parte ativa é “Ela”.
===============
A boa prática do “maithuna”, prática que não é para que qualquer homem a pratique, contribui para reativar uma vitalidade poderosa, oculta no Ser Vivo, chamada fogo serpentino (ou Kundalini ou Espírito Santo ou Ainsoph ou Prana-Shakti etc.).
Quando o fogo serpentino desperta no homem, simultaneamente reativam-se os sete chakras ou vórtices psicofísicos.
E a propósito amigo leitor, conforme já deixei evidente em meu livro Apocalipse Desmascarado, os pretensos sete dias da criação do Gênesis em verdade são apenas Manifestações Vitais desses sete vórtices ou chakras, com respectivas exteriorizações.
Tais dias do Gênesis nunca pretenderam dizer ou sugerir que a Criação Divina se fez em sete dias ou em sete etapas, a partir dos quais depois saltou fora o mundo e o homem, e muito mais tarde a mentirosa teoria da evolução das espécies.
Esse “sete dias”, Aqui e Agora, sugerem apenas uma Manifestação Divina em renovação, que surge a partir dos tais sete vórtices ou chakras “do corpo celestial do Pai-Mãe Primevo” (ou também “Céu”, Hur-Maha, Osíris-Isis etc.).
===================
Levando em conta essa Manifestação Divina em Renovação, nunca houve uma criação propriamente dita no tempo e no espaço, ou num receptáculo espaço-temporal pré-existente. Há, portanto, uma Manifestação, Aqui e Agora.
E a respeito do Maithuna ou sexo sagrado, quando se dá essa conjunção corporal diferente, do “Ele”-Anima com “Ela”-Animus, a “Anima” n’Ele é quem “engravida”.
A “Anima” n’Ele então se transmuta no “Rebis” ou no Filho do Céu, no Filho do Homem, e que é exatamente o Ser Verdadeiro ou o “Não-Nascido”.
Aí também se reabre o terceiro olho, a visão interior e o Reino de Deus, a Autonatureza nem interna nem externa volta prevalecer.
A dupla objetividade macho e fêmea desaparece e cede lugar à Imortalidade renovada do “Andrógino”, do Não-Nascido. (Diz o “Gênesis”: “Os Eloin Macho e fêmea o Fizeram, ou Se Fez”. Os Eloins não criaram o homem e a mulher separados. Quem recriou o homem e a mulher separados foi Jeová, aparentemente).
============
No caso de um eventual Maithuna, da condição decaída e quase animal, os falsos corpos e almas objetivados cedem lugar ao “Não-Feito”, ao “Não-Nascido” e que é exatamente esse “EU-ELE” ou o Rébis ou o Filho do Homem, Filho do Céu.
Quando o Maithuna é mal praticado por magos negros, por simples aventureis eróticos e maus religiosos, existe o perigo de que no lugar do Filho do Homem surjam seres anômalos tipo “Kundiguador” (que é um ser deformado e que a atividade Kundalínica gera, cujo melhor exemplo é o cruel Bafomet do ocultismo da Maçonaria etc.).
Esse, feito um diabo, se apresenta com chifres na cabeça, cara de bode, asas abertas tipo pássaro, seios de mulher, nádegas pela frente e duplo sexo ou androginia por trás, pernas e patas de bode.
Como figuras mais amenizadas desse “Kundiguador” temos os faunos da Mitologia grega, tocando flauta e sempre excitados atrás de ninfas, com cauda, chifres, patas e cascos de bode. A igreja católica transformou tudo isso em diabos, demônios, quando em verdade são apenas seres humanos que se degeneraram pela prática de um sexualismo mágico inconveniente.
==================
Ademais, meu caro amigo, é bom que saibas que a Alquimia ou a “ARS REGIA” encerra três etapas mágicas em sua maneira de se desdobrar e de ser. E estas três etapas são chamadas “nigredo” ou Operação Negra, “albedo” ou Operação Branca e “rubedo” ou Operação Vermelha
Tais operações ou etapas são modos de AGIR especialíssimos que os Sábios, os bravos (heróis) e os Alquimistas verdadeiros conheciam e conhecem bem.
===============
“Nigredo” ou fase negra é quando “Algo” de “EU-ELE” (ou Algo do Não-Nascido) aparentemente decai e fica prisioneiro das “trevas exteriores”, elaboradas tanto pelo Demiurgo (ou falso Deus-pessoa, deus externo) como pelo urgo ou ego-pensamento.
Na fase Nigredo, “Algo” do ABSOLUTO (do Não-Feito) parece, então, ficar preso a objetividade, que é o nosso falso mundo cotidiano, próprio da causalidade, da casualidade e de toda necessidade.
Quando o Filho Pródigo se mistura com as “filhas nascidas da Terra, nascidas de Gaia”, e se mistura com os “robôs” do Demiurgo introduzidos na Terra, esse “Eu-Ele” (ou seu reflexo) se degrada ainda mais e involui. Estas filhas e robôs equivaleriam também a reconstruções estáticas e permanentes do pensamento humano.
Mas podem inclusive ser vistas como correspondendo à falsa alma (“filha da terra” ou Evas exteriorizadas) e ao falso corpo físico (robôs).
Filhos ou filhas da terra também seriam aquilo que a própria Gaia, Terra geraria espontaneamente a partir de si mesma, graças ao humus, umidade, forças telúricas etc.
================
Não aceitando uma involução real propriamente dita, e sim aparente, a etapa “nigredo” ou Operação Negra também inclui em si mesma a dissolução alquímica. E esta corresponde a dissolução da personalidade egóica ou egotista do herói-oficiante. Este último tanto pode ser um herói legítimo como um alquimista.
A dissolução alquímica é um começo de ESCAPE, de fuga deste mundo de mentiras e lágrimas, e também de morte.
E a propósito, amigo, a palavra “Egito”, que o livro “Êxodo” atribuído a Moisés registra, e que está incluído no Pentateuco ou Torá, quer dizer apenas nigredo. O Egito é pois a "Terra Negra”. A Operação Negra, traduz-se pois como uma queda e dissolução.
Na etapa nigredo, simples “reflexos” do verdadeiro “EU-ELE” arriscam uma morte mágica ou um desaparecimento no Caos objetivado (ou no nosso mundo).
Em verdade, esses “reflexos do “EU-ELE” ou heróis tentam salvar e arrebatar alguns justos que se extraviaram nesse mundo exterior.
Quando a fase nigredo ou Operação Negra termina, aquele “deus” que voluntariamente havia caído nas trevas, transformando-se em “herói, torna-se um brâmane ou um nascido-duas-vezes, ou ainda torna-se um ariano de verdade (“Arya”). Nesta fase, ele continuará sua marcha de retorno ou sua marcha levógira, seu caminhar contrário aos ponteiros do relógio.
Cumprida a etapa nigredo, o Rei Mago Negro (ou um dos três alegóricos reis magos ligados ao nascimento de Jesus) entrega seu presente à criança recém nascida, ao Cristo Verdadeiro, e que também é aquele que renasceu ou nasceu duas vezes.
(“Em verdade vos digo que se não vos tornardes simples como meninos, não entrareis no Reino de Deus!”, alertava Jesus Cristo).
===================
A fase seguinte Operação Branca ou a etapa “albedo” é um processo alquímico de transformação e transmutação. O herói-oficiante, um alquimista ou mesmo um bravo, na fase branca purifica seu sangue e transforma-se em Homem-Branco. É aqui que começa a peregrinação, o êxodo, a verdadeira evolução ou o retorno às origens.
No Deserto da Vida exteriorizada, o herói alquímico deverá extrair a Água Viva da Pedra, graças a recuperação do Vril ou Terceiro Olho, Vril que também corresponde ao bastão que Moisés levantou no deserto, ou corresponde à espada do alquimista.
Essa também é a “Excalibur”, a espada mágica do Cavaleiro da Fé.
Nesta etapa é o Rei Mago Branco quem entrega seu presente à criança renascida ou ao Cristo Verdadeiro.
====================
Depois dessas duas fases, passa a prevalecer a etapa “rubedo” ou a Operação Vermelha. Esta é o último estágio da “ARS REGIA” e equivale à Ressurreição Definitiva do Corpo Imortal “EU-ELE”, agora visto como um Todo, visto como fogo vermelho, também conhecido como o corpo de Vãjra (= corpo de fogo).
A etapa rubedo está simbolizada pela “travessia do Mar Vermelho e pela chegada à Terra Prometida’, descritas no “Antigo Testamento”. (Travessia = Peschah = Páscoa).
Nesta fase, “EU-ELE” se reveste de uma energia imortal, incorruptível, “de uma natureza dura como um diamante e vermelha como o rubi”, daí isso, em sânscrito, ser chamado corpo de Vãjra.
Na fase nigredo a criança-homem renasce, na fase albedo cresce e peregrina e na fase rubedo, o “Rébis” ou o nascido duas vezes alcança a condição adulta, a modo de dizer, ou torna-se um totalmente Realizado.
===================
Em sua obra “La Resurreccion del Heroe”, do notável escritor e pensador chileno, Miguel Serrano, encontra-se a seguinte e oportuníssima passagem:
“A criança que havia nascido como embrião, na fase Nigredo, e que cresceu na fase Albedo, alcança a Vida Eterna ou Adulta na Operação Vermelha ou fase Rubedo.
Nas gravuras da obra Rosarium Philosophorum, uma criança minúscula ascende do Banho do Rei e da Rainha, ou do banho dos amantes (Maithuna). Tal pequena criatura equivale ao corpo astral verdadeiro, que é o Rébis (ou res-bina, Natureza dupla), ou ainda é o Umúnculo que está nascendo.
Na operação final (rubedo), tal Rébis transforma-se no próprio Rei-e-Rainha com um corpo único. Rébis é pois o Andrógino Coroado, o Homem-Total, ou é o ‘ELE-ELA’ Ressurgido, o Absoluto em Manifestação.
É também o Alquimista Realizado, com sua alma gêmea, sua Irmã-Auxiliar unida a ele. É o Herói com sua espada excalibur e sua Deusa.
Na etapa rubedo, o Rei Mago vermelho entrega agora seu presente ao Herói ressuscitado, que é o corpo Vãjra de matéria incorruptível.
================
Na Operação Vermelha (rubedo) ‘EU-ELE’ ressuscita com o corpo e tudo o mais. No seu ataúde ou tumba não se encontrará pois nada nem ninguém, salvo uma espada.
O brâmane verdadeiro, nascido duas vezes, ou renascido, ressuscita com seu corpo imortal, indestrutível, de cor vermelha. Quando tal fase passa a prevalecer, costuma-se dizer que o Mestre e Herói é levado ao Céu num carro de fogo, como deve ter acontecido com os profetas Enoch e Elias.
O Mestre e Herói ascende em direção à sua ‘Flor Inexistente’ (Flor não-objetivada e que é exatamente o Não-Feito), num Carro envolto em chamas, em suma num Vimana (ou num Disco Voador).
Agora ELE-EU é um Vimana, ou transformou-se num ASTRO."
Esse e o motivo, digo eu, autor do livro Prisão do Tempo, do por que os sacerdotes brahmanistas, totalmente esquecidos da Verdade Imortal, praticavam aquele ritual que antes citamos, o de forjar algo que sobrevivesse no espaço e no tempo, e isso correspondia a um verdadeiro arremedo da ARS REGIA.
================
Eles, os brâmanes decaídos tentavam, assim, forjar uma alma pensada para si ou para os crentes que a solicitavam, e tinham que obsequiar a oferenda correta para o ritual.
E é por esse motivo, também, que os arianos da Índia sempre queimam seus mortos, tentando se aproximar de uma extraordinária possibilidade perdida: ou seja, Dissolver a matéria corruptível num fogo interior, na magia alquímica da transmutação.
Só que no caso do sacerdote antigo e seu ritual, nem a verdadeira Alma ou Espírito ressurge, nem tampouco na cremação algo verdadeiro resta do cadáver. Nessa pira funerária só há cinzas. Nesses rituais comuns, pálidos reflexos e desvirtuamentos da ARS REGIA, nenhum Espírito verdadeiro está presente e nenhum corpo vermelho imortal [Vãjra] ressuscita… Fica-se apenas com o ritual vazio do antes, durante e do depois, que e o TEMPO)”…

Nenhum comentário:

Postar um comentário