segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

KUNDALINI, O FOGO ESPIRITUAL - Terceiro Tomo, Quadrilogia


Esta obra, entre outras coisas, trata do fogo físico, sim, mas trata principalmente do Fogo Espiritual que os orientais chamam Kundalini, e que é um fogo interior (ou é Fogo Espiritual; em suma e sem escândalo, é o tão conhecido e nunca compreendido Espírito Santo. A pretensa terceira pessoa sagrada não está fora, está dentro). Esta obra trata inclusive das emoções e das paixões humanas. Apresenta outra faceta para o calor, os fótons, a luz e a escuridão, ditas físicas.
==========
Trata inclusive do espaço e do tempo, da pretensa fisicalidade das coisas, e aclara ainda mais o movimento...
O criticismo aqui aplicado inverte tudo o que é consagrado, daí porque o fogo físico -- que de físico não tem nada -- nem sempre queima. E a luz, que nada tem a ver com hipotéticos fótons que viajariam a 300.000 quilômetros por segundo, é totalmente outra, porque não há necessariamente um espaço e tempo físicos (em verdade sempre pensados) onde ela se deslocaria. .
========
Este, portanto, seria outro ensaio que lida com o que há de mais importante na ciência, na filosofia e na cultura em geral: Afinal, temos ou não temos um espírito? Este trabalho aponta para uma Kundalini ou para o Espírito Santo no íntimo do próprio Homem., e não situado no sétimo céu.
De outro lado diz também que o fogo sagrado nem sempre queima, a luz física nem sempre ilumina. Entrementes, no íntimo da mente observadora pretensamente ego-personificada há algo que queima vorazmente, como as paixões, e há algo que também ilumina maravilhosamente bem, como a Verdadeira Sabedoria.
==========
E por que o fogo nem sempre queima e por que a luz pretensamente física nem sempre ilumina? Ora, porque sem a mente ego-pensante-personificada não há fogo físico, nem há clarão, nem há calor, nem a lenha vira cinzas. Sem mente ego-personificada não há luz física nem sombras. E prevalecendo a mente ego-personificada só há aparências e faz-de-conta. Estes últimos dois são só Maya (aparência ou ilusão), que a ignorância-ego primordial do homem - no Oriente também chamada Avidya - tenta decifrar, enganando-se sempre, e pricipalmente enganando os demais e mentindo.
===========
E se assim é, a Mente personificada precisa urgentemente liberar-se de todos os entulhos subjetivos e objetivos que o pensamento inventa e inventou, e também acumulou. Sim, o buscador sincero precisa fazer logo uma legítima higiene mental. Por outro lado e de fato, se precisa urgentemente de novos paradigmas para o Entendimento, a fim de que a velha teoria do conhecimento vigente pare de nos obsequiar mentiras e faz-de-conta.
===========
Como disse, a obra trata do fogo comum ou físico, sim, mas trata também do fogo sagrado, (Espírito Santo, Kundalini). Dá a entender que sem o esse "Fogo Sagrado" não pode haver Vida. E que o tal metabolismo celular-corporal não resulta em Vida, calor, sensibilidade, emoções, sentimentos, atuações voluntariosas ou espontâneas, mas sim tudo isso depende da presença da Kundalini (Espírito Santo) e da atividades dos respectivos chakras ou vórtices. É graças à Kundalini e aos chakras reativados que os poderes paranormais voltam a se manifestar. Lamentavelmente no homem comum esse fogo sagrado se restringe a ativar o fisiologismo corporal e a sexualidade, porque o resto fica apagado ou escondido.
===========
A Kundalini ou o Espírito Santo (que não vem do alto) é o fogo mais notável e poderoso que o ser humano possui. Graças à sua atividade interior, o homem manifesta Vida, tanto material como espiritual. Volto a perguntar, por que o fogo nem sempre queima e por que a luz pretensamente física nem sempre ilumina? Ora, porque sem a mente ego-personificada do homem extraviado, fora jamais pode haver fogo físico, clarão, calor, cinzas etc, tudo reconstruído. Sem mente ego-personificada, “extrojetando aparências ou reconstruções”, não há luz nem sombras físicas. E com a mente ego-personificada só prevalecem aparências e faz-de-conta. Bom, portanto, é que volte a vingar a Mente Pura, livre de ego, e com ela o verdadeiro Fogo e a verdadeira Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário